domingo, 13 de abril de 2014

O que é um Livro Acústico

É um livro em áudio, para se ouvir. Os arquivos de áudio geralmente são salvos em MP3, WMA, entre outros. As versões contam com a vantagem de possuírem narradores profissionais contando a história, podendo haver ainda efeitossonoros, que ajudam na interpretação do texto e evitam a monotonia na escuta. 
Com o ritmo acelerado nas grandes cidades, os congestionamentos de trânsito, a falta de tempo para ler, muitas pessoas optaram pelos audiolivros para poder “ler” enquanto dirigem, faz ginástica ou andam de transportes públicos. 
HISTÓRIA 

Dos tijolos de barro aos dígitos eletrônicos, o livro tem muita história para contar. Nem sempre as escritas foram em papel, ou tivemos computador para armazenar informações. Os povos antigos usavam materiais disponíveis, como vegetais, animais e minerais. O papel substituiu o pergaminho, os bytes substituíram 
os manuscritos, as telas substituíram o papel. Os meios audiovisuais são muitos. Os livros de papel perderam a novidade, mas não a importância. (FIRMINO, 2008). 
Na Idade Média, o ato de ler estava sempre ligado ao de falar: a leitura em voz alta era muito difundida. A tradição foi mantida também na Idade Moderna. 
Ainda no século XIX, lia-se muito em voz alta: poesias, livros e cartas. Com o passar do tempo, diante do avanço da alfabetização, a leitura de um texto foi perdendo sua ligação intrínseca com a voz. Nas famílias, mantiveram-se quando muito o costume 
de ler para as crianças, quase sempre antes de adormecerem. 
As gravações de obras literárias e teatrais surgiram pouco depois da Primeira Guerra Mundial para entreter soldados que perderam a visão durante as batalhas. O que era um produto para cegos, porém, foi se tornando uma opção também para pessoas que não tinham tempo para ler livros tradicionais. 

Com o advento das tecnologias digitais, os audiolivros surgem como novo tipo de produto que tem tudo para revolucionar o hábito de leitura. 
Os Estados Unidos saíram na frente em 1980 na popularização do formato e hoje possuem o maior mercado de audiolivros do mundo, com mais de 18 mil títulos disponíveis. Segundo a APA - Audio Publishers Association, o segmento vem crescendo a uma taxa de 10% ao ano e já movimenta mais de US$ 800 milhões 
anualmente. 

Na Europa, os LIVROS ACÚSTICOS são sucesso principalmente na Grã-Bretanha e Alemanha. Desde a década de 90 surgiram inúmeras editoras especializadas nesse formato. As crianças são incentivadas à leitura, e em inúmeros locais pode-se ouvir 
um livro, como em bares, pontos de encontro e festivais de literatura falada. 
O interesse pelo formato faz com que, nesses países e nos Estados Unidos, os lançamentos editoriais sejam, com freqüência, disponibilizados simultaneamente em versão impressa e em áudio. 

Segundo a Publishing Trends, publicação norte-americana especializada no mercado editorial, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que 53% dos fãs do formato ouvem os LIVROS ACÚSTICOS nos seus carros ou em transportes públicos. 
Na Inglaterra, há LIVROS ACÚSTICOS em todas as livrarias e os preços são
semelhantes aos dos livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário