segunda-feira, 29 de junho de 2015

MIL E UMA VANTAGENS DE PUBLICAR UM LIVRO OU AUDIOLIVRO POR UMA EDITORA SOB DEMANDA


Há um tempo, um escritor nos enviou sua obra matriz para que avaliasse-mos e lhe retornasse com algum parecer. Quando respondi o e-mail dele perguntando sobre prazo e informando valores, ele se espantou, pois achava que fariamos tudo de graça. Apesar de esse caso ter sido extremo, vejo muitos autores se enveredarem no mercado editorial sem ter a mínima ideia de como lidar com seu original, sabendo apenas que querem publicar um livro.
Já disse aqui que muitos originais ficam perdidos nas editoras comerciais e que está cada vez mais difícil ter o livro publicado pelos meios tradicionais (isto é, quando a editora arca com os custos de produção e ganha sobre a venda). Isso acontece por uma série de razões, sendo uma crucial: a baixa aposta do mercado em obras nacionais.
Embora eu acredite que o brasileiro está lendo mais, a literatura estrangeira ainda é líder no ranking dos mais livros mais vendidos. E trata-se de um círculo vicioso, as editoras não apostam em muitos autores brasileiros e estes, por sua vez, são pouco lidos e procurados.
Mas para quem deseja publicar um livro pela simples satisfação de ter sua obra nas mãos e poder compartilhá-las com leitores interessados, o caminho da autopublicação é ideal. E explico por quê: publicar um livro contratando uma editora sob demanda tem uma série de vantagens.
1- Você decide
Esta é uma modalidade que vem dando muito certo no mercado: você contrata uma editora e ela cuida de todo o processo editorial do livro para você, da avaliação da obra à impressão. Por outro lado, nenhuma decisão é tomada sem seu conhecimento. Tudo passa pela aprovação do autor: da escolha do papel à capa – o que não ocorre nas editoras comerciais.
2- O prazo é cumprido
Após assinar o contrato, o tempo começa a correr. E o melhor: ele é cumprido. A editora se compromete com aquele prazo e entrega o produto na data acordada. Em editoras comuns, o cenário é diferente, a programação pode mudar a qualquer momento.
3- O tratamento é exclusivo
Infelizmente, o volume de trabalho impõe aos editores um ritmo alucinante e quase nunca é possível dar uma atenção especial aos livros que estão sob sua responsabilidade – vide a editora que publicou o mesmo capítulo em dois livros diferentes por engano. No caso das editoras contratadas, é um pouco diferente. Colaboradores conseguem dar mais atenção aos livros que chegam e trabalhar neles com mais calma, pois não há a pressão da editora de fazer outros quarenta no mesmo mês.
4- O retorno das vendas é 100% seu
Se por um lado não há o serviço de distribuição, por outro o autor não fica apenas com os 10% usuais praticados pelo mercado, mas sim com 100% das vendas. Após a entrega do produto, o retorno é todo dele. É claro que vai depender muito do trabalho de divulgação feito para o livro, mas a editora pode ajudar nisso, fazendo um lançamento do seu livro, por exemplo.
5- Querer é poder
Ao decidir investir na publicação do seu livro, você não só alcança a realização pessoal, como também a vida de outras pessoas. Livros têm o poder de mudar a perspectiva do outro, de inspirar, de ensinar… e de transmitir conhecimento, umas das maiores riquezas humanas, ao meu ver. Por isso, se você tem o desejo de publicar um livro, saiba que não só pode, como deve. Publicar é espalhar conhecimento!

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